Espiritualidade

Santos e beatos agostinianos

3 de Janeiro - São Fulgêncio de Ruspe

São Fulgêncio nasceu em Cartago, por volta do ano 462. Entrou para a vida religiosa inspirado pelo comentário de Santo Agostinho sobre o salmo 36. Ordenado sacerdote, passou pela Sicília e esteve em Roma no ano 500. Foi ordenado bispo de Ruspe em 502 e esteve à frente da Diocese por nove anos, onde fundou um mosteiro. Cultivou com muito zelo a doutrina agostiniana. Dedicou-se à oração em comum e à composição de obras doutrinais e pastorais. Morreu em Ruspe, em 1º de janeiro de 532, aos 65 anos.

Oração:
São Fulgêncio, rogai por nós para que aceitemos com alegria e obediência tudo o que estiver em conformidade aos planos do Pai, para que possamos sentir a paz e a força do Alto, que sempre nos é concedida. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.


23 de Janeiro - Beata Josefa Maria de Benigánim

Josefa Maria nasceu em Benigánim (Valência, Espanha), no dia 9 de janeiro de 1625, em uma família modesta. Ingressou como leiga no mosteiro das Agostinianas de Benigánim, em 25 de outubro de 1643. Foi admitida como Irmã em 18 de novembro de 1663. Vivia de forma simples, dedicada aos trabalhos e serviços da comunidade. Analfabeta, era admirada por seu dom de conselho e conhecimentos teológicos. Morreu em 21 de janeiro de 1696, na festa de Santa Inês. Seu nome de batismo era Josefa Teresa. Foi beatificada pelo Papa Leão XIII, em 26 de fevereiro de 1888.


Oração:
Ó Deus, que adornastes a Beata Maria Josefa Maria com a inocência da vida, a simplicidade de coração e os dons admiráveis de vossa graça, fazei que, com seus exemplos, possamos dar um autêntico testemunho de fé com a humildade de nosso serviço. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

3 de Fevereiro - Beato Estêvão Bellesini

O beato Estêvão Bellesini nasceu em Trento, na Itália, em 25 de novembro de 1774. Aos 17 anos entrou para o noviciado Agostiniano do convento de São Marcos, em Bolonha. Era alegre, saudável, aplicado e piedoso. Em Roma, no convento Santo Agostinho, foi designado Mestre de Noviços, cargo que também exerceu, depois, na Úmbria e em Genezzano. Morreu em Genezzano, em 2 de fevereiro de 1840. Foi beatificado por São Pio X, em 1905.

Oração:
Ó Deus, que no beato Estevão nos destes um admirável exemplo de apóstolo totalmente dedicado à educação da juventude e a propagar o amor filial à Virgem Maria; fazei que, imitando seu zelo, dediquemo-nos de todo coração ao serviço de vossa Igreja. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

7 de Fevereiro - Beato Anselmo Polanco

Anselmo Polanco nasceu em Palência, Espanha, em 16 de abril de 1881. Foi ordenado sacerdote no convento Agostiniano de Valladolid em 1904. Dedicou-se à formação dos religiosos e ensinou teologia, sendo eleito, em 1932, prior da Província das Filipinas. Em 1935, foi ordenado bispo de Teruel.

Em 8 de janeiro de 1938, foi feito prisioneiro pelo exército republicano. Durante os três anos em que viveu na prisão, animou os companheiros organizando uma vida espiritual intensa, com práticas de piedade e meditação. No dia 7 de fevereiro de 1939, poucos dias antes de acabar a guerra, foi executado a alguns quilômetros da fronteira francesa. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 1 de outubro de 1995.

Oração:

Deus todo-poderoso e eterno, que concedestes a vosso mártir Anselmo Polanco morrer por Cristo, ajudai-nos em nossa debilidade para que, assim como ele não duvidou em morrer por Vós, assim também nós nos mantenhamos fortes na confissão de vosso Nome. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

13 de Fevereiro - Beata Cristina de Spoleto

Nascida na Itália, a Beata Cristina de Spoleto vestiu o hábito de Agostiniana secular, por volta do ano 1450. Viveu em alguns mosteiros Agostinianos. Em 1457 começou uma peregrinação a Assis, Roma e Jerusalém. Morreu cpm fama de santidade ao passar por Spoleto, no dia 13 de fevereiro de 1458. Suas relíquias estão na igreja de São Nicolau, em Spoleto. O Papa Gregório XVI confirmou seu culto em 1834 proclamando-a Beata.

Oração:
Ó Deus, que não quereis a morte do pecador, senão que se converta e viva, fazei de todos nós, seguindo o exemplo da Beata Cristina, demos frutos de verdadeira penitência e conversão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

16 de Fevereiro - Beato Simão de Cássia

Simão nasceu em Cássia, na Itália, em torno de 1295. Foi um grande pregador e um dos maiores mestres de vida espiritual de seu tempo. A obediência à Ordem de Santo Agostinho, à comunidade e o amor sincero para com os irmãos mantiveram-no firme na sua vocação, em meio a muitas provações. Morreu em Florença, em 2 de fevereiro de 1348. Suas relíquias estão na igreja de Santa Rita, em Cássia. O Papa Gregório XVI confirmou seu culto em 1833.

Oração:
Deus, que destes à Igreja, no beato Simão, um ministro fiel para expor a palavra evangélica e para reformar os costumes; concedei que, seguindo sua doutrina e exemplo, mereçamos ser imitadores do vosso Filho Jesus Cristo que convosco vive e reina para sempre. Amém.