Quem somos

CONGRESSOS

Congressos da Fabra

Em 1975, membros das várias circunscrições que integram a "Grande Família Agostiniana" do Brasil se reuniu pela primeira vez, de 14 a 17 de janeiro, no chamado o 1º Encontro Nacional Agostiniano, em Itaici-SP. Essa feliz iniciativa produziu um inquieto desejo de novos encontros.

De 02 a 06 de fevereiro de 1981, também em Itaici, foi realizado o 2º Encontro, cujo tema foi a "Oração, contemplação e vida comunitária em Santo Agostinho". As conferências foram desenvolvidas por Fr. Manuel Larrínaga, OAR e Fr. José Rodríguez Díez, OSA ("in memoriam").

Já o 3º Encontro, chamado de Congresso, refletiu sobre o tema "Eclesiologia no pensamento do Hiponense", ministrado por Fr. Fernando Antônio de Figueiredo, OFM que, no final do encontro, realizado de 02 a 6/O1/84, no Centro Santa Fé-SP, recebeu sua nomeação como Bispo Auxiliar de Teófilo Otoni-MG.

O 4º Congresso (05-09/O 1/87), ocorrido no Colégio Agostiniano Mendel-SP, se celebrou no marco do XVI Centenário da Conversão de Santo Agostinho, abordando o significado da conversão na vida e na obra do Doutor da Graça e na realidade latino-americana. Na Eucaristia de encerramento, Dom Luciano Mendes de Almeida, SJ ("in memoriam") despertava os Agostinianos e Agostinianas para a busca de sua identidade, no serviço da Igreja e do povo brasileiro: resgatar e divulgar Santo Agostinho, suas obras e sua espiritualidade, tornando-se presença relevante e ativa na vida eclesial e social, através de uma autêntica vida comunitária agostiniana.

Este encontro deu um passo a mais em relação aos anteriores com a proposta da criação da "FEDERAÇÃO AGOSTINIANA BRASILEIRA" - FABRA, que se efetivou na reunião fundacional no dia 25 de fevereiro de 1988 na Residência da Vice-Província do Santíssimo Nome de Jesus no Brasil, em São Paulo, na presença de Superiores(as) Maiores de treze circunscrições agostinianas.

A Federação nascia com o propósito de dinamizar os encontros e promover o intercâmbio de experiências e colaboração mútua em vários setores entre os diferentes grupos que viessem a integrá-la, além de estimular outras atividades comuns, como a edição das obras de Santo Agostinho em português, por exemplo. Na ocasião, a presidência foi constituída da seguinte forma: Presidente, Fr. Francisco A. Morales Cano, OSA, Vice-Presidente, Fr. José Luís Martínez, OSA e Tesoureiro-Secretário, Fr. Enéas Berilli, OAR.

De 08 a 12/01/90 se realizava o 5º Congresso, no Colégio Agostiniano Mendel-SP, com o tema "Santo Agostinho, Pastor de Almas". Entre outros, estiveram presentes o Prior Geral dos Agostinianos Descalços, Fr. Eugenio Cavaliari; Dom Florentino Zabaiza. OAR, Bispo de Lábrea; Fr. Jesús Guzmán, OSA, Assistente Geral para América Latina. A Eucaristia de encerramento foi presidida por Dom Décio Pereira, Bispo Auxiliar de São Paulo. Entre os frutos do encontro, destacou-se: o incentivo à continuidade e aprofundamento dos encontros de formadores; a proposta de um encontro de formandos; uma primeira relação das obras agostinianas em português, desde 1940 (elaborada pela Ir. Nair de Assis Oliveira, CSA); o caderninho com os Estatutos, endereços e relação dos religiosos(as) da FABRA; propostas da criação da comissão de historiadores e comissão de educadores. Durante o encontro foi eleita a equipe da nova Diretoria, assim constituída: Presidente, Ir. Rita Cola, MAR; Vice-Presidente, Fr. José Luís Martínez, OSA e Tesoureiro-Secretário, Fr. Enéas Berilli, OAR. A equipe de governo eleita em março de 1992 foi a seguinte: Presidente, Fr. José Luis Martínez; Vice-Presidente, Pe. João Bosco Dubot, AA e Tesoureiro-Secretário, Fr. Enéas Berilli, OAR.

Em 1993, o 6º Congresso aconteceu na Casa Anchieta, os temas abordados foram: O homem Espiritual que transcende a história até os nossos dias e a Cidade de Deus e a sua atividade para a nova evangelização. Os palestrantes foram Maria Grazia Mara; D. José Luís Azcona, OAR e frei Luiz Augusto de Mattos, OSA.

O 7º Congresso também realizado na Casa Anchieta, em São Paulo tratou sobre a Espiritualidade de Santo Agostinho, encarnada na América Latina e Brasil, a partir da práxis da interioridade com o título de "Oração e Compromisso em Santo Agostinho. D. José Luís Azcona, OAR, D. Francisco Xavier Hernández, OAR; frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA e Mariana Sérvulo da Cunha foram os palestrantes de então.

O 8º Congresso Nacional Agostiniano ocorreu de 05 a 08 de janeiro de 1999 no Colégio Santo Agostinho em São Paulo. Teve como tema "Bíblia em Santo Agostinho".

A partir do 9º Congresso todos foram realizados no Centro Pastoral Santa Fé ? São Paulo. Este realizado 2002 o tema foi: "Espiritualidade Agostiniana e os desafios da Evangelização".

De 10 a 13 de janeiro realizou-se o 10º Congresso com o tema: "Inquietude Agostiniana: Caminho para o diálogo, comunhão e missão".

O 11º Congresso foi de 05 a 09 de janeiro de 2009 e o tema proposto foi "Da cidade dos homens a cidade de Deus" buscando que a Cidade de Deus de Agostinho iluminasse o homem de hoje.

O 12º Congresso, realizado no Hotel Santo Agostinho em Bragança Paulista, o tema foi: "Espiritualidade Agostiniana" abordou sobre o carisma Agostiniano, tendo como base os três pilares: Interioridade, Comunidade e Serviço à Igreja.

13º Congresso

 

14º Congresso

Em 2023, realizamos o 15º Congresso, de 24 a 28 de julho com o tema "Igreja e profetismo à luz de Agostinho" e lema "chamados a ser profetas hoje", no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba/SP, local onde tivemos o primeiro encontro, em 1975.

 

O Evento reuniu 195 pessoas entre religiosos, religiosas, leigos e leigas, representando as diversas circunscrições da família agostiniana presentes no Brasil.

Atualmente, o Presidente da FABRA é o Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, da Prior da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil. A FABRA continua desenvolvendo seu papel de congregar a Família Agostiniana do Brasil, buscando que ela viva de maneira mais profunda a espiritualidade de Nosso Pai Santo Agostinho criando unidade na diversidade das irmãs e irmãos Agostinianos.

 

Outras imagens: